A partir de hoje e nas próximas duas semanas, a Igreja nos convida, através da liturgia diária, a lermos o livro de Apocalipse. Este livro é importantíssimo para nossa fé, pois nos revela a soberania de Jesus na história da humanidade e da Igreja. Infelizmente, muitas vezes só se foi destacado o lado ‘fantástico’ desse livro, esquecendo-se de sua mensagem principal.
Nosso objetivo é descobrir um pouco do tesouro aí contido para fortalecer nossa fé e esperança.
Vamos começar! O Apocalipse foi escrito por São João, o apóstolo de Jesus, o mesmo que escreveu o 4º Evangelho, quando ele se encontrava exilado na Ilha de Patmos. Vemos isso em Ap 1, 9: “Eu, João, vosso irmão e companheiro nas tribulações, na realeza e na paciência em união com Jesus, estava na ilha de Patmos por causa da palavra de Deus e do testemunho de Jesus. “
E o que quer dizer “Apocalipse”? O livro começa dizendo: “Revelação de Jesus Cristo, que lhe foi confiada por Deus para manifestar aos seus servos o que deve acontecer em breve.” Ap 1,1. Scott Hann, protestante convertido ao catolicismo, em seu livro “O Banquete do Cordeiro”, afirma: A palavra grega apokalypsis, em geral traduzida como ‘revelação’, literalmente significa ‘desvelamento’. No tempo de João, os judeus costumavam usar apokalypsis para descrever parte das festividades nupciais, que duravam uma semana. O apokalypsis era o ato de erguer o véu da esposa virginal, o que se realizava imediatamente antes da consumação do casamento na união sexual.”

“Revelação de Jesus Cristo, que lhe foi confiada por Deus para manifestar aos seus servos o que deve acontecer em breve. Ele, por sua vez, por intermédio de seu anjo, comunicou ao seu servo João, 2 o qual atesta, como palavra de Deus, o testemunho de Jesus Cristo e tudo o que viu. 3 Feliz o leitor e os ouvintes se observarem as coisas nela escritas, porque o tempo está próximo. 4 João às sete igrejas que estão na Ásia: a vós, graça e paz da parte daquele que é, que era e que vem da parte dos sete Espíritos que estão diante do seu trono 5 e da parte de Jesus Cristo, testemunha fiel, primogênito dentre os mortos e soberano dos reis da terra. Àquele que nos ama, que nos lavou de nossos pecados no seu sangue 6 e que fez de nós um reino de sacerdotes para Deus e seu Pai, glória e poder pelos séculos dos séculos! Amém. 7 Ei-lo que vem com as nuvens. Todos os olhos o verão, mesmo aqueles que o traspassaram. Por sua causa, hão de lamentar-se todas as raças da terra. Sim. Amém. 8 Eu sou o Alfa e o Ômega, diz o Senhor Deus, aquele que é, que era e que vem, o Dominador.” Ap 1, 1-8 http://www.avemaria.com.br/biblia/73/APOCALIPSE/1
Sim, Ele vem como o esposo que vem buscar a esposa. Ele vem nos libertar! Aleluia!
Nenhum comentário:
Postar um comentário