“O Deus da esperança vos encha de toda a alegria e de toda a paz na vossa fé, para que pela virtude do Espírito Santo transbordeis de esperança!”
(Rom 15,13)
Arroz com lentilhas, roupa branca ou sete pulinhos na primeira onda? Qual é o segredo para viver um ano novo feliz?
Talvez você diga: “Seja o que Deus quiser!” ou “Deixa a vida me levar!”. Com certeza, nossa vida está nas mãos de Deus e devemos confiar em sua providência. Porém, Deus mostra em sua Palavra que uma vida feliz e renovada depende de nossas escolhas. Em outras palavras, a felicidade está em nossas mãos:
“Ponho diante de ti a vida e a morte, a bênção e a maldição. Escolhe, pois, a vida, para que vivas com a tua posteridade, amando o Senhor, teu Deus, obedecendo à sua voz e permanecendo unido a ele.” (Deut 30,19b-20a)
Deus põe diante de nós uma escolha para o ano de 2011. Não importa o que acontecer, a decisão de viver a vida abençoada a que Deus nos chama está em nossas mãos. Ele nos oferece a aliança, nós devemos tomar a decisão. Qual será a sua escolha?
Esse trecho também nos ensina que a bênção consiste em amar a Deus, obedecer à sua Palavra e caminhar em sua presença. Como Jesus disse, se buscarmos essas coisas em primeiro lugar, tudo mais virá como consequência.
O aproximar de um ano novo também é o tempo das resoluções, planos, projetos... Começar uma nova dieta, fazer exercícios, retomar o curso de inglês, tentar uma nova carreira. Além dos projetos pessoais e profissionais, não podemos nos esquecer daqueles que envolvem a nossa alma: rezar mais, ler a Bíblia diariamente, investir mais tempo na família, assumir o trabalho em uma pastoral, ajudar uma família pobre, doar sangue, envolver-se em um trabalho voluntário...
Infelizmente, muitos de nós já desistimos de nossos sonhos e projetos pelos sucessivos fracassos passados. Jesus também nos ensina como agir nessas situações: “Quem de vós, querendo fazer uma construção, antes não se senta para calcular os gastos que são necessários, a fim de ver se tem com que acabá-la?” (Lc 14, 28) Nossa vida é como uma construção – são necessários planejamento e paciência, pois nenhuma obra fica pronta de um dia para o outro.
Não desista! Tenhamos esperança, pois nossa força está em Deus. O segredo da vitória está em nossa perseverança, como nos ensina a Beata Madre Teresa de Calcutá:
"Enquanto estiver vivo, sinta-se vivo. Se sentir saudades do que fazia, volte a fazê-lo. Não viva de fotografias amareladas... Continue, quando todos esperam que desistas. Não deixe que enferruje o ferro que existe em você. Faça com que em vez de pena, tenham respeito por você. Quando não conseguir correr através dos anos, trote. Quando não conseguir trotar, caminhe. Quando não conseguir caminhar, use uma bengala. Mas nunca se detenha"
Feliz Ano Novo com Jesus!
Nenhum comentário:
Postar um comentário