Blog do Grupo de Oração Sangue de Cristo

O impossível Ele pode realizar! Quer ver o Evangelho acontecer na sua vida?
Ele te espera toda quarta-feira às 20:00 na capela da Paróquia Sangue de Cristo.
Rua Adalberto Aranha, 48. Tijuca. (perto do Batalhão da PE)

quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Deus é nosso refúgio e nossa força


Sal 45
"Deus é nosso refúgio e nossa força, mostrou-se nosso amparo nas tribulações. 3 Por isso a terra pode tremer, nada tememos; as próprias montanhas podem se afundar nos mares. 4 Ainda que as águas tumultuem e estuem e venham abalar os montes, está conosco o Senhor dos exércitos, nosso protetor é o Deus de Jacó. 5 Os braços de um rio alegram a cidade de Deus, o santuário do Altíssimo. 6 Deus está no seu centro, ela é inabalável; desde o amanhecer, já Deus lhe vem em socorro. 7 Agitaram-se as nações, vacilaram os reinos; apenas ressoou sua voz, tremeu a terra. 8 Está conosco o Senhor dos exércitos, nosso protetor é o Deus de Jacó. 9 Vinde admirar as obras do Senhor, os prodígios que ele fez sobre a terra. 10 Reprimiu as guerras em toda a extensão da terra; partiu os arcos, quebrou as lanças, queimou os escudos. 11 Parai, disse ele, e reconhecei que sou Deus; que domino sobre as nações e sobre toda a terra. 12 Está conosco o Senhor dos exércitos, nosso protetor é o Deus de Jacó."

Este salmo é maravilhoso e deveríamos rezá-lo constantemente, até mesmo decorá-lo como fazemos com outros salmos, o 22 e o 90. Esse salmo quer nos inspirar confiança nas tribulações, nas angústias e mostrar como podemos permanecer de pé mesmo no meio de uma guerra.

O que declaramos logo no início? Deus é nosso refúgio e nossa força. Mesmo em meio às batalhas, devemos sempre declarar palavras de fé. Deus sempre foi meu amparo nas angústias e tribulações, Ele é a minha força! Lembrar-se de situações difíceis em que Deus sempre mostrou sua ajuda.

O salmo relata situações extremas: terremotos, tsunamis, enchentes, montanhas abaladas, agitações políticas, guerras etc. A primeira reação normal diante dessas situações é o pânico e desespero. Quantas vezes passamos por situações em que nossas seguranças parecem se dissipar e que metaforicamente dizemos: meu mundo caiu, fiquei sem chão, abalaram-se minhas estruturas? Perdas de emprego, de uma oportunidade, de uma amizade, de um casamento, de um filho, de um familiar, materiais, incêndios, sumiços, decepções, tristezas, depressão, perda do sentido de viver, solidão... Agitações: assaltos, tragédias, tiroteios, brigas familiares, entre amigos, colegas de trabalho, competições...

Como permanecer de pé diante dessas situações? O salmo revela: Deus está no seu centro. Quando Deus é o centro de uma pessoa, de uma família, de uma comunidade, a  tempestade pode vir e destruir tudo, mas as pessoas permanecem inabaláveis. Elas certamente vão sofrer, chorar, mas não serão destruídas, elas terão força de reconstruir tudo a partir do alicerce: Jesus! Ele é a nossa rocha e é Ele quem nos dá força e esperança para recomeçar. 

Mas como fazer de Deus o centro de nossa vida? É fácil falar, mas isso é fruto de uma caminhada, de um exercício de um coração apaixonado e rendido ao Senhor. O segredo está no versículo 11: Parai! Aquietai-vos! Precisamos parar e reconhecer Ele é Deus. Reconhecer que precisamos dele. Temos tantos compromissos de trabalho, estudo, lazer família etc. Temos tempo para adorar a Deus? Escutar a Deus? Pedir, louvar, agradecer, interceder? 

O Senhor precisa fazer que cesse a agitação em nós. Vem, Senhor em nosso auxílio!

Nenhum comentário: