Blog do Grupo de Oração Sangue de Cristo

O impossível Ele pode realizar! Quer ver o Evangelho acontecer na sua vida?
Ele te espera toda quarta-feira às 20:00 na capela da Paróquia Sangue de Cristo.
Rua Adalberto Aranha, 48. Tijuca. (perto do Batalhão da PE)

quinta-feira, 4 de março de 2010

O brasileiro que revolucionou a relação entre a ciência e o Vaticano



Você já ouviu falar de um grande brasileiro chamado Carlos Chagas Filho? Pois é, nem eu, até bem pouco tempo. Pois muitas vezes, os meios de comunicação, os formadores de opinião e educadores só divulgam e ensinam o que agrada às suas ideologias e interesses, esquecendo-se da verdade.
Não pretendo traçar uma biografia de Carlos Chagas Filho, mas apontar para o fato que mais me chamou atenção. Recomendo este artigo da USP, sucinto e bem elucidativo a respeito de sua vida: http://www.adusp.org.br/revista/19/r19a17.pdf Ele foi um cientista de reconhecimento internacional e presidente por 16 anos da Academia Pontifícia das Ciências do Vaticano. Durante este tempo, entre 1972 e 1989, ele alcançou grandes proezas. Ele foi um dos responsáveis pelo processo de absolvição de Galileu Galilei, que culminou no pedido de perdão do Papa João Paulo II em 1983. Ele chamou para a Academia pessoas de diversos credos, ideologias e linhas científicas. Ele liderou o processo de estudo do Santo Sudário. Ele conseguiu o seu grande intuito como católico fervoroso e cientista – aprofundar o diálogo entre ciência e fé.
"Estou procurando mostrar que não há incompatibilidade entre a verdade científica e a revelação: são duas coisas que tratam de espaços diferentes. Uma trata da realidade da vida, a outra trata do transcendental. E a Bíblia, que é um livro muito interessante de ser lido (principalmente Isaías), não procura ensinar à gente nada de ciência, e sim uma ordem moral. ... a Bíblia não quer ensinar como é que se fez o céu, mas quer ensinar como é que se vai ao céu. Trata-se de um preceito teológico muito importante, relativo à questão de graça: a pessoa acredita ou não. Agora, como eu respeito as pessoas que não crêem, quero também que elas respeitem a sinceridade de minha fé." Carlos Chagas Filho (1910-2000)

Para quem quiser saber e conhecer mais sobre o trabalho da Academia Pontifícia das Ciências, confira o site: http://www.vatican.va/roman_curia/pontifical_academies/acdscien/ Ele é composto de grandes cientistas, grande parte deles ganhadores do prêmio Nobel. Quem disser que a Igreja é contra a ciência, ou é ignorante ou mal-intencionado. Ou os dois, como a grande parte da imprensa ateia e socialista de nosso país.

Nenhum comentário: