
O jejum, segundo o dicinário Aurélio, é "abstinência ou abstenção total ou parcial de alimentação em determinados dias, por penitência ou prescrição religiosa ou médica." Também pode significar "privação ou abstenção de alguma coisa.", pelo mesmo dicionário.
De acordo com a Dicionário de Teologia Bíblica, o jejum tem dois significados na Bíblia:
1. auto-humilhação: clamor a Deus para a mudança de situação. Confira as passagens: Em II Samuel 12, 16-23, Davi jejua, clamando a Deus que seu filho ficasse curado. Em Jonas 3, o povo de Nínive jejua para que Deus não arruinasse a cidade. Joel 1, 14 e 2, 15: o profeta convoca o povo ao jejum para que Deus mude a situação de penúria. Em I Sam 7, 6 o povo jejuou para pedir perdão pelos seus pecados.
2.preparação para a missão ou para uma revelação. Moisés (Ex 34, 28), Elias (I REis 19,8), Daniel (Dan9,3), Jesus (Mt4,2) e os apóstolos (At 13, 2-3)
E agora a Igreja nos convida a jejuar na Quaresma para clamar misericórdia pelos nossos pecados e nos prepararmos para a Páscoa. Que possamos jejuar conforme nossas capacidades e mudar nosso comportamento para agradar a Deus!
Nenhum comentário:
Postar um comentário