Novena de Pentecostes - 4o dia
ORAÇÃO
Ò Espírito Santo, dai-me um coração grande, aberto à vossa silenciosa e forte palavra inspiradora, fechado a todas as ambições mesquinhas, alheio a qualquer desprezível competição humana, compenetrado do sentido da santa Igreja! Um coração grande, desejoso de tornar-se semelhante ao Coração do Senhor Jesus! Um coração grande e forte para amar todos, para servir a todos, para sofrer por todos! Um coração grande e forte para superar todas as provações, todo tédio, todo cansaço, toda desilusão, toda ofensa! Um coração grande e forte, constante até o sacrifício, quando for necessário! Um coração cuja felicidade é palpitar com o Coração de Cristo e cumprir humilde, fiel e virilmente a vontade do Pai. Amém. - Papa Paulo VI
O Espírito da promessa no Antigo Testamento
O Espírito Santo sempre esteve presente na história da humanidade. Desde o Gênesis, o "espírito pairava sobre as águas"
Porém, antes de Pentecostes, o modo de agir do Espírito Santo era diferente nas pessoas.
1. O Espírito Santo se manifestava apenas em algumas pessoas, escolhidas por Deus para um propósito.
2. O Espírito agia nestas pessoas por um determinado tempo apenas - Ele não habitava na pessoa
3. Não se tinha consciência - a revelação - que hoje temos. Percebia-se o Espírito de Deus como uma força divina, não como uma pessoa.
Com os profetas, começaram a surgir promessas de que no tempo messiânico, o Espírito Santo iria ser derramado em todas as pessoas e iria permanecer de forma a transformar a todos. (Joel 3,1-2, Ezequiel 36,25-27)
Nenhum comentário:
Postar um comentário